Arroz Carreteiro
Para entender a origem do Arroz de Carreteiro e a maneira correta de prepará-lo, vou contar a sua origem.
No Rio Grande do Sul os tropeiros tiveram um papel muito, muito importante, tanto na economia como na própria história. Eles transitavam com o gado de um lado para o outro.
Transitavam longas distâncias e com elas vinham às dificuldades. Assim, para conseguir vencer suas andanças, tinha em sua comitiva um carreteiro, em cuja carreta transportava os mantimentos. O arroz e o charque eram importantes, pois eram produtos que não pereciam facilmente.
O carreteiro era responsável em fazer a comida dos tropeiros. Ele muitas vezes tirava o sal do charque na beira do rio. Após colocar o charque em pedacinhos, juntava o arroz. Por ser um prato forte, os tropeiros gostavam muito, recuperava a energia que tanto necessitavam. Quando o número de tropeiros aumentava e não tinha panela suficiente, usava inclusive a chaleira!
E com isso, esse prato passou a ser chamado de Arroz de Carreteiro.
(serve até 6 pessoas)
Ingredientes:
500g de carne seca desfiada
3 xícaras de chá de arroz tipo agulha
6 xícaras de chá de água
1 maço de salsa fresca picada
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo
pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo:
Numa panela grande, refogue a cebola e o alho no óleo até que comecem a fritar. Junte a carne seca desfiada, metade da salsa picada, metade da cebolinha picada e refogue por 5 minutos, mexendo para não grudar.
Junte o arroz cru e frite bem.
Depois cubra com a água e cozinhe em fogo alto até levantar fervura. Ajuste a pimenta e o sal a gosto. Reduza o fogo para o mínimo e com a panela semi tampada deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que o arroz esteja cozido. Finalize com a outra metade da salsa e da cebolinha picadas e sirva quente.
Dica: Purê de batatas, salada verde e carne de churrasco são ótimos acompanhamentos para esta receita!
Conheça nossa página no Facebook: Doce Arte